Os tributos são um dos principais fatores influenciadores do resultado econômico e financeiro de uma empresa. Sendo assim, a sua correta apuração, da forma mais econômica possível, é de suma importância para o sucesso do negócio.
Os impostos e contribuições a serem suportados pela empresa estão relacionados principalmente com a atividade por ela desenvolvida e pelo regime tributário adotado para a sua apuração.
Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real são os regimes existentes para as atividades com fins lucrativos. Então, com certeza, se você tem um negócio com a finalidade de obter lucro, está enquadrado ou deverá se enquadrar em um deles. A pergunta que fica é: Será que a sua opção foi a melhor? Será possível e mais conveniente mudar?
Uma vez certificando-se da escolha do melhor regime tributário, providenciar para que os tributos sejam corretamente calculados e recolhidos, na forma determinada por esse regime, é o próximo passo para evitar problemas fiscais e obter a maior economicidade possível nessa área. Não esquecendo do fiel cumprimento de todas as obrigações acessórias determinadas pelos fisco nas três esferas governamentais (federal, estadual e municipal)
Procure e contrate uma empresa de contabilidade séria e competente para isso. Não deixe para segundo plano o que pode influenciar tão representativamente o resultado do seu empreendimento.